28 2101-7603

Home / Artigo / A IMPORTÂNCIA DA SAGRADA ESCRITURA NA MISSÃO DA IGREJA

A IMPORTÂNCIA DA SAGRADA ESCRITURA NA MISSÃO DA IGREJA

Por Seminarista Fernando Acácio de Oliveira

 

 

Outubro é um mês muito especial para nossa Igreja! Pois, voltamo-nos o olhar para reflexão do Dia Mundial das Missões. A cada ano, somos convidados a unir numa determinada temática, que desperta para intensificação das iniciativas de animação e cooperação missionária em todo o mundo. Neste ano, é destacado o seguinte tema: “A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”, escolhido pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) para a Campanha Missionária. E o lema: “Juntos na missão permanente”.

 

Neste mês, o convite é refletir novamente sobre a missão no coração da fé cristã a luz da Sagrada Escritura. É o que diz a mensagem de sua santidade, o Papa Francisco, para o Dia Mundial das Missões 2017, que vem com este título “A missão no coração da fé cristã”. Nesta mensagem o Papa frisa: “A missão da Igreja, destinada a todos os homens de boa vontade, funda-se sobre o poder transformador do Evangelho”.

 

Nestas palavras do Papa, concentra-se a pessoa de Jesus como o primeiro e maior evangelizador, que nos envia a anunciar sem cessar o Evangelho do amor de Deus Pai, com a força do Espírito Santo. Desse modo, é importante reparar que a temática missionária é uma chave de interpretação bíblica oferecida ao povo. O propósito da Palavra de Deus aqui, é a formação contínua da Igreja missionária que ocorre quando esta tem significado dentro de uma comunidade e é transformada pelo Evangelho.

 

Não é apenas a continuidade bíblica e histórica da Igreja com as gerações anteriores que torna essencial para a sua reflexão e o engajamento na missão. É essencial estarmos próximos e em unidade com a Igreja universal, que compreende a sua tarefa neste mundo a motivação, o meio, a prioridade, o alvo, a abrangência e o significado da missão derivada da própria missão de Deus para e a favor do mundo. Esta compreensão se informa por meio de uma reflexão atenciosa à revelação de Deus nas Escrituras Sagradas e aos diversos contextos particulares. É o desejo de Jesus expresso na sua oração sacerdotal pela unidade dos seus discípulos (cf. Jo 17,21).

 

Não só os evangelhos em si, mas todo o conteúdo da Bíblia é missionário. Missão nunca foi invenção ou produto humano, pois vemos que este princípio partiu de Deus e está no centro da Sagrada Escritura. Se Deus é um Deus missionário e se a Bíblia é inspirada por Deus, logo, significa que a Sagrada Escritura é um Livro missionário. Não temos missão sem a Sagrada Escritura, nem podemos entender a Bíblia à parte da missão de Deus. Assim, por meio da Sagrada Escritura o próprio Deus está evangelizando, isto é, comunicando as boas novas ao mundo. A Bíblia não contém missão! Ela própria é o meio e o alvo da missão. Sem a Palavra de Deus, a evangelização é impossível. Sem a Bíblia não temos nenhuma Palavra de vida para anunciar às nações, nenhuma garantia para ir até elas, nenhuma ideia de como ir e realizar uma missão, e também nenhuma esperança de sucesso para o mundo.

 

O grau de compromisso da Igreja com a evangelização mundial é medido com o grau de sua convicção da autoridade da Palavra de Deus. Quando perdemos a confiança bíblica, também se perde o zelo pela evangelização e a missão se torna infrutífera. Por outro lado, quando confiamos na Bíblia, fica determinada a ação evangelizadora da Igreja e consequentemente, colhemos os frutos da atividade missionária. A Bíblia é a nossa autoridade em missão! Ela revela a mensagem do Evangelho, os motivos corretos para missão e os objetivos e métodos que nos fazem fiéis ao projeto de Deus. Desse modo, estaremos diretamente ou indiretamente preparando uma nova geração de missionários capazes de vivenciar formas renovadas de anúncio evangélico, colocando a Palavra de Deus no centro da missão evangelizadora da Igreja, fazendo dela o elemento que une as várias dimensões da missão, isto é, da presença ao diálogo, da justiça e da paz à defesa da integridade da criação, da ecologia e da ética ao envolvimento nos processos de transformação social e cultural.

 

Que possamos impulsionar uma leitura familiar e comunitária das Escrituras, incentivando os jovens na leitura e no apreço das Escrituras Sagradas, mantendo-as vitalmente unidas aos demais sacramentos da vida cristã. Inspirando na Bíblia todos os demais programas de pastoral, assegurar conteúdos bíblicos aos catecismos e às homilias e usar as novas tecnologias para fazer conhecer a Palavra de Deus, contribuindo para a consistência de um todo mais coerente em prol da missão em toda a Igreja.

Informativo

Cadastre seu e-mail e receba informações mensais da Diocese.


28 2101-7603

diocese@diocesecachoeiro.org.br

Google Play

Rua Costa Pereira, 41 - Centro

CEP: 29.300-090 - Cachoeiro de Itapemirim - ES

Diocese de Cachoeiro de Itapemirim

 

© 2016 Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Todos os direitos reservados.